quinta-feira, 26 de maio de 2011

FACE 2011 - INSCREVA-SE

                                     INSCRIÇÕES
                         
Após ler o edital e se certificar das informações do FACE 2010, você deve seguir as seguintes etapas:
Os estudantes e seus responsáveis:
Obs: Os documentos devem ser entregues na unidade escolar a qual o estudante está matriculado.
As unidades escolares:
Obs: Os documentos devem ser entregues às Diretorias Regionais a qual a unidade escolar está vinculada (Direc), juntamente com a relação de estudantes inscritos.
As diretorias regionais de educação (DIREC):
Obs: Encaminhar a relação das escolas que aderiram e a relação de estudantes inscritos para a Coordenação de Projetos Intersetoriais da Secretaria de Educação.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA UNIDADE ESCOLAR

  A Escola Técnica Estadual Newton Sucupira passou por um período de transformação durante a turbulenta fase educacional que o Brasil enfrentou principalmente na reformulação do Ensino Técnico, fase esta que se discutiam os avanços significativos na área de educação e trabalho (Kuenzer, 1988, p.89), com isso, foi consolidado o ensino Técnico na escola sendo confirmado em 22 de outubro de 1982 tendo sua denominação alterada, passando a ser chamada de Escola Técnica Estadual Newton Sucupira, (ETENS), conforme Portaria nº 8479, publicada no D.O. De 22/10/82, sendo mantidos os cursos Técnicos em Mecânica, Auxiliar Técnico em Eletricidade e Técnico em Administração. Com a extinção desses cursos, iniciou-se a partir de 1997 o curso de Formação Geral, contando com boa infraestrutura e sob a administração do Professor Edinil do Espírito Santo, confirmou a ETENS como Escola Técnica realizando inúmeras parcerias com empresas privadas e estatais no sentido de absorver a mão de obra qualificada pela Escola, que pedagogicamente tinha uma relação afinada entre teoria e prática, fundada no conceito de práxis.
Com o movimento do processo político as transformações educacionais foram acontecendo, entre elas a fusão nível médio e formação profissional, definido por Leis, Decretos, Portarias, Pareceres e Resoluções (BAHIA, 2006) fortalecendo-se até acontecer à reforma do Ensino Médio e Técnico no Governo Fernando Henrique Cardoso (FHC).
O Patrono, “Prof. Newton Sucupira vincula-se a um dos velhos troncos da aristocracia açucareira, de famílias extensas, base do que Gilberto Freire chamaria de patriarcalismo nordestino, aqueles mesmos senhores de engenho que no século XVIII já olhavam com desdém a denominação portuguesa e à época da independência alteraram seus nomes com o intuito de dar-lhes um colorido nativo – os Gê Acaiaba, os Tibiriçá, os Tapajós, os Sucupira, entre tantos outros, no Nordeste como em outras regiões do País – com Formação na legendária Faculdade de Direito do Recife, professor titular em diversas instituições, inclusive na Universidade Gama Filho onde foi agraciado com o título de Professor Emérito, coordenador de programas de pós-graduação em educação, formulador de políticas públicas nesta área que tiveram intensa e persistente reverberação social, pensador do fenômeno educacional num viés eminentemente filosófico e histórico, membro de deferentes entidades acadêmicas, inclusive o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, onde cumpriu quatro mandados sucessivos como 1º vice-presidente, Newton Lins Buarque Sucupira dedicou sua vida a uma instituição ainda muito jovem no Brasil – a Universidade.
A contribuição que Newton Sucupira entendeu, muito acertadamente, dar, foi a de reformar a Universidade para conseguir, a médio e longo prazo, formar novas gerações de profissionais, inclusive os professores que atuariam diretamente no ensino básico e os produtores de conhecimento. Por indicação de Anísio Teixeira, Sucupira tornou-se membro do Conselho Federal de Educação, onde teve papel fundamental na formulação e na implementação da reforma universitária brasileira.
“Em todos os altos cargos que ocupou deixou a marca de sua personalidade e deixou-a porque os transcendeu, esgotou as potencialidades de todas as funções que exerceu, dando-lhes uma dimensão superior”. (Extraído do Discurso de Saudação a Newton Sucupira. Wehling).

Atualmente proveniente do processo de eleição direta em 2009 para direção de escola – uma reivindicação antiga da classe trabalhadora em educação – tem como Diretor o Prof. Ruy José Braga Duarte que marca sua gestão com a transformação da escola em CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NEWTON SUCUPIRA.